Por que ler a Bíblia todos os dias?

Igreja de Deus | Ainda há lugar > Devocional > Por que ler a Bíblia todos os dias?
unsplash.com

Atualmente as editoras têm publicado muitas Bíblias diferentes. Bíblias com sistemas de referência elaborados, Bíblias sem todos os títulos e números de versículos, Bíblias devocionais, Bíblias para mulheres, empresários, batalha espiritual, edições de com comentários nas margens, e muitas outras. Mas o que esperamos que as pessoas façam com as Bíblias que publicamos? Por que esperamos que as pessoas tirem uma Bíblia da prateleira todos os dias? Afinal de contas – vamos ser muito honestos por um momento – realmente sentimos necessidade da Bíblia? Entre os sermões “prontos” das redes sociais, das mensagens engraçadas de pregadores hilariantes enviadas por WhatsApp, da nossa correria e das programações de domingo, já há uma enxurrada de conselhos invadindo nossas vidas.

A questão-chave

Então, por que ler a Bíblia? E por que todos os dias? Dezenas de razões podem ser mencionadas. Aqui vão algumas das mais importantes: a leitura diária da Bíblia é como nos acalmamos, nos reabastecemos, obtemos sabedoria, nos aprofundamos, nos ocupamos e temos comunhão com Deus.

1. Acalmar-se. Todos os dias nós rolamos para fora da cama e, como C.S. Lewis colocou no livro Cristianismo Puro e Simples: “todos os seus desejos e esperanças para o dia correm para você como animais selvagens”. Uma razão pela qual lemos a Bíblia é para não estarmos sujeitos a viver o dia baseado na pressa, mas baseado na calma. Lembramos a brevidade da vida, a eternidade do céu e a abundância de um evangelho do qual nenhum pecado ou falha é excluído. As promessas da Escritura são como um inalador contra asma, permitindo-nos desacelerar e respirar fundo.

2. Reabastecer-se. Ler as Escrituras é como comer comida. Temos que fazê-lo regularmente; é bom comer coisas frescas, e isso nos alimenta durante o dia. A leitura da Bíblia é energia armazenada, capital emocional e psicológico armazenado. Ficamos flutuando ao longo do dia fazendo retiradas momento a momento daquele vasto reservatório.

3. Ganhar sabedoria. Por natureza somos tolos. Com o tempo, podemos nos livrar da loucura e nos tornar sábios. Nós não conseguiremos fazer isso por conta própria. E não faremos isso baixando toda a inteligência dos melhores gurus de autoajuda do mundo para as nossas mentes. Precisamos de uma palavra do céu, do além. A Bíblia é a grande autocorreção do mundo. Todos os dias, ela ajusta nossas vidas e solicita novas correções no meio do caminho. A sabedoria floresce.

4. Aprofundar-se. A leitura diária da Bíblia nos aprofunda teologicamente. Por um lado, os demônios são excelentes teólogos (Tiago 2.19). Eles tirariam nota 10 nos exames de doutrina dos nossos seminários. Então não é suficiente ter a doutrina correta. Mas certamente é necessário. A doutrina defeituosa significa uma visão defeituosa de Deus e, na medida em que nossa visão de Deus é defeituosa, o teto reduz nosso potencial de alegria, conforto e, acima de tudo, de desfrutar do evangelho da graça. Uma razão pela qual lemos a Bíblia é para aprofundar nossas mentes. Para aguçar os contornos da nossa visão de Deus. Pensar com mais precisão sobre tudo o que mais importa.

5. Manter-se ocupado. Lemos a Bíblia também para saber o que fazer. Não é a coisa principal pela qual lemos a Bíblia. Mas nos encontramos agitados para agir de maneira concreta. Às vezes, o texto ordena a ação diretamente. Outras vezes isso não acontece, mas, pelo menos, indiretamente, um texto vai mexer com a gente, nos mudar um pouco, alterar nossa visão, e assim nos impulsionar para frente em algum passo novo de obediência prática externamente, porque nós mudamos um pouquinho internamente.

6. Ter comunhão com Deus. Esta é a categoria guarda-chuva que inclui todo o resto. Esse é o ponto. Ler a Bíblia é uma experiência pessoal – “pessoa-al”, de uma pessoa para outra. Que outro livro nós lemos e ter a consciência de que o autor está interagindo conosco enquanto o fazemos? A leitura diária da Bíblia requer rotina e estrutura, mas não é mecânica – assim como um corpo requer um esqueleto ósseo, mas não é o esqueleto que lhe dá vida. Nós fazemos com a Bíblia o que os Salmos nos dirigem para fazer – adorar a Deus, agradecer a Ele, reclamar para Ele, lutar com Ele, expressar perplexidade para Ele, e todo o resto.

Trazendo para a prática

Então, o que isso realmente parece?

Certamente, seria simplista conceber o tempo de cada pessoa nas Escrituras como parecendo o mesmo. Assim como há maneiras diferentes, mas igualmente válidas, de se exercitar, também existem maneiras diferentes, mas igualmente válidas, de ler a Bíblia. Mas o que não é negociável é que devemos fazê-lo com fiel regularidade para sermos saudáveis.

A maioria dos crentes fieis acham que o tempo da manhã é o melhor momento para ler a Bíblia. A casa está quieta. Um dia de atividade e ansiedade não se acumulou. A mente está tão vazia quanto estará o dia todo e o corpo é tão letárgico quanto estará o dia todo, deixando-nos bem preparados para uma reflexão sem pressa sobre o texto. Muitos de nós, no passado, tentamos passar o tempo na Palavra à noite, mas nossa mente está acelerada pelos acontecimentos do dia e achamos extremamente difícil desacelerar e digerir o texto de maneira meditativa. Um café e as Escrituras logo de manhã se estão entre os melhores rituais diários podemos amar e praticar. Experimente o que funciona melhor para você.

Ler a Bíblia em um ano pode ser uma boa ideia, especialmente se você for mais novo na fé cristã. Outros descobrem que reflexões e meditações mais lentas e sem pressa em partes muito pequenas das Escrituras são melhores para a sua realidade do momento, como é o caso de quem tem crianças pequenas em casa e um pequeno espaço de tempo para a solidão silenciosa todas as manhãs.

Lembre-se de sua mortalidade

E tenha em mente que você estará morto em breve. Você chegará ao inverno de sua vida e, a essas alturas, a coisa que você mais gostaria seria ver seus fundos de investimentos com mais frequência? Ou dormir mais? Ou ler mais posts no blog? Provavelmente não.

Mas não vamos nos arrepender de nenhum momento passado lendo a Bíblia. Torne-a seu amigo por toda a vida. Invista. Construa em sua vida. Torne-se mais profundo, um ser humano mais sólido, ao longo de muitos anos de leitura da Bíblia.

Adaptado de Dane C. Ortlund, escritor e editor, do ministério Crossway
Precisa de ajuda?