Instrução ao povo de Deus

Igreja de Deus | Ainda há lugar > Devocional > Instrução ao povo de Deus
Foto: unsplash.com

Nós cristãos somos tendenciosos a esquecer a maravilhosa maneira como Deus nos trouxe para este mundo. Brigas e pequenos conflitos são capazes de fazer membros de uma mesma comunidade esquecerem disso. A passagem bíblica de 1 Coríntios 1 mostra que a igreja de Corinto estava em crise, as pessoas se relacionavam umas com as outras de maneira divisiva e não à maneira de Deus.

Igreja é lugar de transformação. A intenção da carta de Paulo é justamente resolver as mazelas dos irmãos. É preciso viver em paz uns com os outros para que a igreja seja santificada. A vontade de Deus para Seus filhos é que vivam em união e não em crise.

A carta de Paulo traz à memória as bênçãos concedidas por Deus. O apóstolo lembra os irmãos que Deus é a fonte da graça e ressalta a verdade de que é Deus quem dá tudo aos Seus filhos e é Ele quem vai manter. Ou seja, tudo vem do Senhor, Ele mesmo conduz e nos mantém firmes nos Seus propósitos.

Na nossa vida acontece da mesma forma. Quando temos que tratar algum problema, é preciso que nos lembremos primeiro daquilo que é bom, trazer à memória a Fonte, o que realmente devemos valorizar. Assim, será mais fácil resolver os desafios e manter os propósitos. Muitas pessoas brigam para ganhar a luta; Paulo não, ele defende o amor aos irmãos e aos propósitos de Deus. O motivo verdadeiro da carta é reafirmar a aliança de Deus aos irmãos daquela igreja.

O que aconteceu na igreja de Corinto e permanece nesses dias é uma troca no foco da centralidade de Deus pela centralidade das personalidades. A integralidade da vida deve ser centralizada na graça de Deus, que vai restaurar a coletividade. O ponto que deve unir os cristãos é exatamente a cruz de Cristo. Éramos incapazes de qualquer coisa, mas a cruz pode nos lembrar que Jesus trouxe restauração e capacitação para operar qualquer obra.

É a partir da cruz que temos a capacidade de nos relacionar com o Pai e uns com os outros. Jesus deve ser o maior motivo de estarmos inseridos na comunidade da fé. Quando se tem essa consciência, não há motivo para discussões e divisões.

:: Renata Giori