Estruturas Emocionais Inteligentes

Igreja de Deus | Ainda há lugar > Devocional > Estruturas Emocionais Inteligentes

Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”) é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X, do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas, que tudo o que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual.

Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

Muitas doenças que ocorrem nos dias de hoje têm seus princípios psicossomáticos, isto é, são doenças no corpo por causa de uma mente doentia. Organizar suas emoções de forma que cada pessoa possa extrair apenas o melhor de si, tem sido, com certeza, uma das maiores preocupações do homem moderno, apesar de não ser isso uma ideia muito nova. Temos várias áreas do conhecimento e das ciências se especializando neste equilíbrio emocional, e consequentemente, uma melhor saúde física.

Na década de 1990, surgiu uma nova forma de se relacionar com as emoções humanas, sendo estabelecido um conceito em psicologia de Inteligência Emocional. Esta forma de inteligência vem para estabelecer novas formas de desenvolvimento e controle de nossas emoções, com o objetivo de que elas trabalhem em nosso favor, e não contra nós.

:: PRS. ALEXANDRA E ALZEIR ROGERIO DOS SANTOS (ROGERINHO)

Precisa de ajuda?