Pastoreando os pastores

O falecido Lyle E. Schaller era famoso por analisar e dar consultoria para igrejas. Uma analogia que ele inventou para descrever pastores de igrejas locais foi a comparação entre fazendeiro e pastor.

Um rancho é um tipo de fazenda que cria animais como bovinos e ovinos para ter carne ou lã. A cabeça de um rancho é o fazendeiro, que também emprega pastores para cuidar das ovelhas. Tanto o pastor como o fazendeiro cuidam das ovelhas; a diferença é que o fazendeiro prioriza os pastores que fazem o cuidado real das ovelhas.

Igrejas em células eficazes cuidam dos pastores (treinam os líderes de células). Elas evitam criar uma dependência em si através do desenvolvimento de líderes de célula e treinadores de células que ministram às ovelhas. Desta forma, a igreja pode continuar a expandir porque o crescimento não depende de um líder, o pastor da igreja local.

O papel do pastor da igreja local na igreja em células de hoje é multiplicar a si mesmo nas vidas daqueles que estão liderando células. Infelizmente, muitos pastores caem na armadilha de ser um “pastor solo”, fazendo tudo sozinhos. Pastores sozinhos manifestam essas características:

Tentam satisfazer pessoalmente todas as necessidades;

Acreditam que eles são responsáveis por tudo;

Participam de cada reunião;

Dependem dos elogios de outras pessoas;

Não delegam muitas coisas;

Têm visão é limitada pelo que eles consegues fazer;

Vão à congregação como indivíduos, e não como grupos de pessoas.

Pastores eficazes da igreja em células, por outro lado, se recusam a pastorear a todos individualmente. Quando alguém vem pedir aconselhamento para o pastor que é do tipo fazendeiro, a primeira pergunta que ele faz é: “Você já falou com o seu líder de célula?”. Pastores da igreja em células que são eficazes:

Fornecem recursos e servem os líderes de célula que se importam com a igreja;

Desenvolvem supervisores/treinadores para ajudar no processo de pastoreio;

Delegam aos líderes e depois lhes dão flexibilidade;

Desejam que as pessoas sejam livres da dependência de um pastor;

Prioriza a reunião de equipe onde ele ministra aos treinadores/supervisores, garantindo que os líderes estão sendo treinados.