FAMÍLIA – A arte de servir

FAMÍLIA – A arte de servir

Família Servindo e Se Servindo

NATUREZA DO CASAMENTO.

  • Um pacto sagrado.
  1. É Sagrado porque foi instituído antes da queda, quando Adão e Eva viviam em plena harmonia com o Criador e Sustentador (Gn. 1:27).
  2. É sagrado porque tem a aprovação de Deus para perpetuar a raça humana e porque está sob a bênção divina: “Deus os abençoou…” (Gn. 1:28)
    • Uma aliança solene.
  3. Uma aliança entre um homem e uma mulher que prometem fidelidade mútua até que a morte os separe. Esse pacto é subentendido em Pv. 2.17; Ez. 16.8; Ml. 2:14.
  4. A promessa de lealdade também está implícita no sétimo mandamento.
    • Um pacto legal.

O matrimônio só legal quando legalizado. No Brasil, existem duas maneiras de legitimizar o matrimônio: o casamento civil realizado no cartório ou o casamento religioso com efeito civil, efetuado na igreja por um ministro ordenado e judicialmente habilitado. O casamento civil no Brasil foi introduzido com a criação da Republica e garantido pela primeira Constituição, em 1992. Antes, os evangélicos não podiam casar legalmente, porque rejeitavam o casamento católico como o único legítimo. Muitos ministros evangélicos, porém, realizaram casamentos religiosos evangélicos e registraram o acontecimento em atas, juntamente com as assinaturas das testemunhas, até que o país, pela influência de liberais, maçons e dos próprios evangélicos, estabeleceu o casamento civil..

  • Um pacto público e social.
  1. Isso é visto na festa, nos convites, no registro civil, na mudança do sobrenome da mulher e na certidão de casamento. Não se pode negar e nem subestimar a dimensão social do matrimonio. Sua preservação é uma questão de interesse nacional. Uma nação só existe devido a seus núcleos familiares. A família é ou deveria ser lugar de proteção, procriação, afeição, compreensão, disciplina e educação.
  2. O caráter público do casamento é fortemente salientado no Antigo Testamento. Em Gn. 34.4; 38.6 os pais negociam o casamento. Em Gn. 29.15-20, Josué 15.16 e Jz. 1.12 encontramos indicações de dote. Em Gn. 29.22 vemos que o chefe da família do noivo convidou todos os homens do lugar para um banquete. As vezes os convidados eram tantos que o vinho faltava Jo. 2.3. A festa era supervisionada por um mestre sala Jo. 2. 9,10. As festividades se estenderam até sete dias no casamento de Jacó e Lia Gn. 29.7.
  3. Além da legitimidade, o ato de tornar público o enlace conjugal traz proteção, segurança, apoio e confiança aos recém casados, o que é muito importante.
  4. O casamento em Cana (Jo 2) revela o caráter público e social do matrimônio em sua perspectiva neotestamentária: Jesus Cristo apóia o matrimônio com sua presença festiva.
  5. Um pacto monogâmico. Apesar de em algumas culturas a poligamia ser tolerada, o ideal de Deus é a monogamia, um homem para uma mulher. (1 Co. 7:2-4; Gn. 2:24,25; Ef. 4:22-33).

 

 

CINCO FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DO CASAMENTO.

 

(1) Unificação

  • Âmbito físico
  • Âmbito emocional
  • Âmbito Moral
  • Âmbito Ideal
  • Espiritual
  • Procriação (União física – biológico) Perpetuação da raça humana. Gn. 1:28
  • Recreação (União emocional) Não se pode negar a volúpia sexual. A satisfação que o sexo fornece é o prazer obtido de reafirmação do preito original do mútuo amor. Sem o prazer do sexo, sem a união física , o casamento se torna platônico, estéril e ilusório. 5:15-19; Ec. 9:9; Ct. 4:1; 5.9; 6.4.
  • Prevenção (União preventiva) 1 Co. 7:2,5,9.
  • Glorificação (União espiritual) A família cristã não existe para o seu próprio proveito, mas sim para trazer honra e glória a Deus. O casamento é um estado propício para glorificar a Deus no corpo. 1 Co. 6.20 (1 Tm. 4:3; 6.17)

 

(3)

SETE DEVERES MÚTUOS DO CASAMENTO.

O matrimônio é a convivência real de duas pessoas independentes e diferentes que se uniram com os mesmos propósitos e ideais. O SUCESSO do matrimônio depende de busca do consenso, da boa vontade, do diálogo constante e da tolerância. O desejo de convivência que impõe responsabilidades para os dois, marido e mulher.

  • Fidelidade –Ser fiel nas múltiplas relações matrimoniais é consolidar a própria base da sociedade. A fidelidade não pode se limitar apenas ao, senão é ilusória e morta. Fiéis em tudo o que se relaciona com o matrimônio.
  1. Convivência social.
    • Sexo
    • Educação dos filhos
    • Religião
    • Profissão
    • Finanças
    • Alegrias e
  • Afeição – O deve ser uma central terapêutica de amor. O amor pode crescer ou definhar, depende de nós. É preciso cultiva-lo com honestidade.
  • Cooperação – é o terceiro pilar significativo para o bom funcionamento da relação de casal. O cônjuge sozinho não pode garantir o bom funcionamento do matrimônio. Nenhum outro relacionamento deve separa o casal, mas sim unir. Isso tem a ver com igreja, amigos, família de origem etc.
  • Tolerância – A convivência matrimonial é o meio ideal para se aprender a flexibilidade e tolerância. É fundamental que o cônjuge aprenda a respeitar a opinião dos outros. São os pontos de vista divergentes entre os cônjuges que dão validade para resolver os desafios do dia a dia. A opiniões diferentes, quando respeitadas, não levam ao desastre, mas enriquecem o lar que aprende a conviver com elas.
  • Submissão – A submissão mútua é um aspecto negligenciado na ética cristã. A luz da Palavra de Deus, os cônjuges devem subordinar-se um ao outro. (Ef. 5:21)
  • Diálogo franco e sincero – O matrimônio vive do diálogo dos cônjuges. O silêncio pode se tornar na arma terrorista que destrói o lar. O silêncio pode ser uma forma de expressar a indiferença e isso mata. Não deixe bloquear os canais de comunicação, a vida do casamento passa por eles.
  • Perdão – Humildade para admitir erros e prontidão para confessar pecados num diálogo aberto, são os elementos especificamente cristãos que enriquecem o matrimônio e o tornam uma verdadeira escola de fé.

 

(4)RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DO HOMEM.

 

  1. Amar sua esposa com amor sacrificalAtenção personalizada, carinho, cavalheirismo paciência, tato e compreensão, são essenciais à estrutura psicológica e ao funcionamento social do lar (Ef. 5.25; Cl. 3.19; 1 Pe. 3.). O homem deve estar atento quando a mulher esta sobrecarregada psicologicamente (gravidez, doença, ciclo menstrual, filhos pequenos, etc.)
  2. Assumir o comando da vida no lar. O homem assume o comando do lar não como um líder absoluto mas como um líder consciente e responsável.
  3. Exercer o papel de profeta e sacerdote. É do homem, a responsabilidade pelo desenvolvimento espiritual da esposa e filhos (Sl. 128.1,4; Ef. 5.26,27).
  4. Propiciar serenidade na correção dos filhos com amor. O pai é o ponto de equilíbrio no processo de educação e disciplina dos filhos. (Ef. 6).
  5. Suprir as necessidades financeiras. Tradicionalmente, o homem tem a responsabilidade de prover a alimentação diária e a educação de seus familiares, embora isso nem sempre reflita a realidade. É interessante que no Salmo 128.2 diz sobre o trabalho do homem como o mantenedor e no v.3 fala sobre as atividades do lar da esposa.
  6. Proteger a família. Fisicamente, moralmente, emocionalmente e espiritualmente.
  7. Assumir a liderança moral. A força moral do chefe da família impõe o respeito e a fibra com que os filhos tecerão a estrutura de uma personalidade segura e tranqüila. A moral de uma família demanda a inspiração transmitida a todos da casa pela firmeza de caráter e seriedade do homem que, com seu exemplo e sua vida, constrói sua casa, seu nome e sua honra. Um pai que pratica vida dupla moral provoca no lar insegurança, instabilidade emocional, e desorientação social para os filhos.

(5)RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DA MULHER NO CASAMENTO

 

  • Ser a alma do matrimônio. Não é por acaso que a Bíblia chama a mulher de “auxiliadora idônea”. (Gn. 1.18)
  • Ser a coroa do seu marido (Pv. 12.4).
  • Ser o elo que liga marido e filhos. A mulher possui um dom natural para criar um bem estar ambiental.
  • Ser a edificadora do lar. O home governa a mulher edifica.
  • Ser o apoio psicológico, aquela que une os pontos de vista diferentes e com habilidade cria um clima harmonioso entre os diversos membros da família.
  • Ser aquela que cria dentro de casa um ambiente social e emocional confortável que é necessário para a harmonia e o desenvolvimento sadio de toda família.

 

(6)Como construir um projeto de VIDA DE CASAL E DE FAMÍLIA A PROVA DE TEMPESTADE

 

  • HUMILDADE (Mt. 5:3). Pedra angular. Despreendido de tudo e aberto para aprender sempre. Não ser considerado dono de toda a verdade final.
  • SENSIBILIDADE (Mt. 5:5). O piso. É a capacidade de chorar, de sentir e de se emocionar. Em qualquer área da vida, os caminhos se acabam, quando acaba o poder do choro e do arrependimento. Quem perdeu o poder do choro e do arrependimento perdeu a oportunidade de Ter novoc caminhos para andar com segurança. O sentimento mais criativo é o arrependimento.
  • DISCIPLINA (Mt. 5:5). Cinta de amarração. Auto-controle, disciplina. Ninguém tem a possiilidade de construir algo duradouro com o coração absolutamente indisciplinado. Mansidão no NT, vem da idéia de amansar uma féra. Mansidão é Ter as rédeas do coração nas mãos.
  • JUSTIÇA (Mt. 5:6). Coluna. A jsutiça é como a água para a nossa vida, quando estamos com sede. Essencialidade.
  1. A justiça faz do humilde um ser com espírito nobre, ao invés de um fraco.
  2. A justiça faz do quebrantado um ser digno.
  3. A justiça faz do manso um ser de coragem.
  4. É a justiça que empresta a essas estruturas, aparentemente fracas, um sentimento de nobreza, de grandeza e de dignidade. Em qualquer área da nossa vida, a justiça tem que estar presente.
    • SOLIDARIEDADE (Mt. 5:7). Tijolos. É impossível viver bem em família sem uma atitude de solidariedade e misericórdia. É com misericórdia que se lida todos os dias com as ambigüidades e as incoerências do outro. O que fazer com um filho que não vai bem na escola? O que fazer com a filha que errou mas quer melhorar? Com o cônjuge que está com dificuldade de ser o que Deus quer que ele seja?
    • TRANSPARÊNCIA (Mt. 5:8). Cobertura. Coração limpo, uma consciência limpa que pode nos dar a visão de Deus em família.
    • PACIFICAÇÃO (Mt. 59). Cimento cola. É aquilo que mantém as coisas juntas. É a atitude do pacificador que nos da a garantia de que o que está sendo construido não vai cair. Nossa vocação tem que ser a de alguem que trabalha para ligar corações, promover a reconciliação e a paz.
    • RESISTÊNCIA JUBILOSA (Mt. 5:10-12). Portas e janelas. Jesus sabia que haveria perseguição por causa da justiça, por essa razão ele diz: Eu quero que apesar de toda tempestade em volta, toda perseguição, construa algo que tenha janela aberta para o céu. Feliz é aquele que consegue apezar de tudo, deixar as janelas e portas abertas. É capaz da alegria, da exultação, de olhar para as coisas maiores do que a perda imediata; ver o galardão e continuar almejando. Nivelar tudo por cima.

(7) Aprendendo a arte da COMUNICAÇÃO SEXUAL

(Gn. 2: 24)

 É possível duas pessoas almoçar, jantar e dormirem juntas e não serem íntimas? Por que muitos casais não crescem em intimidade? Muitos casais ainda não sabem o significado de “os dois serão uma só carne”. A vida a dois, é uma caminhada num processo gradual, contínuo e crescente. Intimidade é um processo gradual.É necessário falar de intimidade antes de falar de sexo. Muitos casais estão praticando o ato conjugal-sexo, sem intimidade. Barbara Russel Chesser no livro (O mito do casamento perfeito) escreveu: “Quando os cônjuges são capazes de buscar o outro e expressar-se com eficácia nas áreas não sexuais do casamento, que são menos carregadas de emoção, essas aptidões fluem para dentro da área mais sútil, mais emocionalmente explosiva da comunicação sexual”.

  • Um bom casamento produz relacionamento sexual com qualidade e não ao contrarioAntes de o marido aprender abrir a porta do quarto para a esposa, precisa abrir a porta do restaurante, puxar a cadeira e servi-la na mesa. Um bom casamento não começa e nem termina no quarto.
  • Por que muitos casais não crescem em intimidade, e nem se ajustam sexualmente?
  1. A influência negativa da mídia. As pessoas são bombardeadas com mensagens que levam-nas a pensar que são doutores no assunto e não precisam aprender, crescer e melhorar. Quando o casal não admite que tem falhas, os dois acabam sempre fingindo que são bons amantes.
  2. O conceito errado sobre sexo. Primeiro conceito errado – associar sexo com pecado. (Hb. 13:4) Segundo conceito errado – é ver a prática do ato sexual como um mal necessário. (Gn. 1:27,31)
  • Removendo os obstáculos da felicidade sexual.
  1. Muita critica e ausência de apreciação, elogio. Critica excessiva bloqueia o processo de crescimento da intimidade. O elogio faz florescer a intimidade entre o casal. (Pv. 31)
  2. Acumulo de ressentimentos. O tédio conjugal é quase sempre a máscara que esconde um mundo de ira e de ressentimentos que jamais foram expressos abertamente, porque as pessoas não andam na luz. Só os que andam na luz são capazes de dizer as coisas como elas são. “Muitas vezes uma discusão é melhor do que o silêncio e a indiferença”. O caminho para a cura dos ressentimentos é o perdão.
  3. Falta de comunicação. Não há intimidade sem comunicação, e sexo sem intimidade é um relacionamento meramente superficial. “A intimidade acontece quando as diferenças são trabalhadas”.
  4. Desconfiança mútua. Ciúmes é sinal de complexo de inferioridade e auto imagem deficiente. Quando a pessoa não é capaz de confiar em ninguém, principalmente o cônjuge, é porque não possui auto confiança e isso bloqueia a intimidade sexual.
  5. Insegurança quanto a parência física. É quando se tem um conceito negativo do corpo, por causa dos padrões que se estabelece na sociedade onde os valores estão invertidos. A auto rejeição é um dos males mais comuns de nossos dias. Os homens se preocupam com o tamanho do seu pênis e as mulhes com o tamanho dos seios. Algumas pessoas se concentram durante o ato sexual nas próprias imperfeições físicas, e por isso perdem o prazer. A cura para a insegurança quanto a aparência física, pode estar no casal aprender a apreciar mais um ao outro fisicamente (Ct. 7:1-10).
  6. Ser expectador durante o ato sexual. É quando a pessoa tenta observar o seu próprio comportamento de uma forma ansiosa, por um bom desempenho. A preocupação com o desempenho pode roubar da pessoa a oportunidade de atingir a plenitude do orgásmo.
  7. Não dar o valor devido ao sexo. Desvalorizar o sexo, é não Ter consciência do plano de Deus nesta área na vida do homem. (Pv. 5:18; Ec. 9:9).
  8. O sexo mecânico. Um problema chamado rotina, é a pessoa que pratica o sexo da mesma forma como escova o dente e vai ao correio. Sexo rotineiro, sem criatividade, sem ternura, sem sensualidade.Quando o sexo acontece sem nenhuma intimidade, leva o casal a sentir-se roubado e lesado, porque é tudo muito mecânico.
  9. Falta de sensibilidade. A intimidade cresce, quando mostramos sensibilidade para com as necessidades do outro. Ser sensível no amor, ser sensível às formas de amar, ser sensível aos toques físicos. Todo homem deve se lembrar que a mulher cresce no prazer sexual pelo toque, muito mais do que o homem que é pelo visual. Lembre se que o marido aumenta a sensualidade da esposa quando presta atenção à geografia e às técnicas do ato sexual. Homem e mulher precisam se descobrir sexualmente. O contato físico não deve ser um serviço, mas uma troca de emoções íntimas entre duas pessoas que amam e valoriazam uma à outra. Só o contato físico pode eliminar a distância entre duas pessoas, neutralizar a solidão da vida dentro de nossa própria pele e estabelecer um vínculo entre duas mentes, dois corações e dois corpos.
  10. Quando há falta de toque. O contato físico não sexual é fundamental para a intimidade. O toque tem que ser um sinal de intimidade e não apenas um gatilho sexual. As vezes penso que algumas pessoas são tão insensíveis, que nada além de uma penetração é capaz de estimular. É de admirar que um número esmagador de mulheres afirmem que prefeririam que o homem as abraçasse com força e as tratasse com ternura, esquecendo o ato em si.
  11. excesso de TV. A TV tem hipinotizado muita gente que até perdem a noção do tempo dedicado a ela. Existem casamentos que acabaram literalmente por causa da TV. Há cônjuges que assistem TV para fugir das carícias e do sexo.  (Jo. 10:10) Não deixe que o ladão da alegria use este instrumento para roubar, matar e destruir  seu Jardim do Édem (casamento).

 

(8)___INIMIGOS DO AMOR____

  1. A TELEVISÃO

A TV pode ser a maior ladra dos maiores tesouros de uma família.

  1. DEIXAR DE SAIR

A rotina pode levar uma família à “depressão”.

  1. FALTA DE TEMPO

Quando falta tempo para aquilo que é importante, significa que as nossas prioridades não estão organizadas com base em princípios.

  1. RELAXAR DEMAIS

Muitas vezes nós projetamos para o lado de fora algo que está desorganizado dentro da gente.

  1. FALTA DE ATENÇÃO

Quando não damos ao cônjuge e filhos estamos, estamos passando a seguinte mensagem para eles: “Vocês não são importantes”.

  1. CIÚME EXCESSIVO

Ciúme patológico é evidência de insegurança, complexo de inferioridade, desconfiança etc.

  1. ABSTINÊNCIA SEXUAL

Quando o intervalo entre uma relação sexual e outra é muito espaçado pode ser um sinal de que o amor esteja em crise, ou morrendo.

  1. POLÍTICA FAMILIAR

A maneira como lidamos com a nossa família e do cônjuge, revela a qualidade do nosso relacionamento em outras direções.

  1. A FALTA DE PROJETOS

Uma vida sem projetos é uma vida sem propósito.

  1. O SILÊNCIO

O silêncio propaga suspeições, afasta os próximos e causa estranheza aos conhecidos.

(9)MANTENHA SEU NÍVEL DE RESISTÊNCIA ALTO

 

A nossa resistência depende de quão perto ou distante de Deus estamos. Isso tem a ver com a nossa comunhão (Tg 4; 1 Jo 5.8). Lembre-se, o diabo é forte, mas não é invencível. Como Jesus demonstrou em sua tentação, o diabo nos abandona quando é confrontado com a Palavra de Deus e com a resistência do tipo “não-pretendo-ceder” (Mt 4.1-11).

  1. A oração aprofunda nossa comunhão com Deus e nos fortalece. Mantenha de pé o “altar da oração” em sua casa. O sucesso da família também depende do valor que se dá à oração.
  2. A leitura da Palavra de Deus nos capacita a dar respostas sábias diante das questões que devemos enfrentar na nossa vida. Faça da leitura da Bíblia um dever diário. Ela é o alimento para o nosso homem interior. 
  3. A comunhão com pessoas que são “nutridoras” é fundamental para resistirmos às forças do mal. Em Ec 4 está escrito que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade. Plante a semente da amizade, cultive-a para quando você precisar, e terá amigos de verdade.

O propósito essencial da família  não é a felicidade do homem, mas sim levar honra  e glória a Deus. A família pertence a Deus, que a criou e lhe determinou a estrutura interna, dando-lhe também um propósito e um alvo. (Sl 127.1) “Deus faz que o solitário more em família”. (Sl 68.6) O casamento não é seu. É do Senhor…

(10)TEMPO COM QUALIDADE E

RENOVAÇÃO FAMILIAR

ESPIRITUAL – Renovar comprometimentos – esclarecer direções e metas – Orar e meditar juntos – Ler literatura evangélica ou, inspiradora juntos.

MENTAL – Aprender juntos – Compartilhar e discutir idéias.

SOCIAL/EMOCIONAL- Amar e respeitar uns aos outros – Rir “de coisas engraçadas em família” e relaxar juntos – Construir relacionamentos de confiança e amor incondicional.

FÍSICO – Exercitar-se em conjunto – Praticar atividades físicas em conjunto – Tornar a esclarecer expectativas e metas sobre assuntos financeiros e materiais.

Nunca se esqueça da importância da renovação do comprometimento da família com os seus valores centrais.

(11)LIDERANÇA FAMILIAR

CENTRADA EM PRINCÍPIOS

 

Você está liderando ou administrando. Está fazendo o que é “urgente” ou o que é “importante”.

Coisas urgentes (vem de fora – das crises do ambiente).

Coisas importantes (vem de dentro, do seu sistema de valores mais profundos.)

  1. MODELO (Vê)
  • O exemplo é a base da influência.
  • Você ensina apenas o que você é.
  • Credibilidade é o resultado de coerência e integridade.
  • Quando as pessoas confiam elas se abrem para ser influenciadas.
  • O pensamento dos pais será herdado pelos filhos. Você o que pensa.
  1. MENTOR (Sente)
  • Montorear é construir relacionamentos de confiança.
  • É permitir que as pessoas saibam que você se importa com elas profunda, sincera, pessoal e incondicionalmente. “Não me importa quanto você sabe, até saber quanto se importa”.
  • Ensinar sem primeiro estabelecer um relacionamento que sirva de base é improdutivo. A
  • A chave para sua cultura familiar é a maneira como você trata o filho que mais o desafia.
  1. ORGANIZADOR (Experiência)
    • Harmonia entre estrutura e missão. (Você não pode dizer eu te amo mas estar sempre ocupado para dar atenção.)
    • A falta de organização é o grande impecilho.
    • Planejar oportunidades para todos ficar juntos.
    • Trabalhar em conjunto em projetos.
    • Viagens e festas.
  1. EDUCADOR (Escuata/ faz)
    • Princípios habilitadores.
    • Ensina aos outros as leis primárias da vida.
    • Integridade significa Ter a vida integrada num conjunto equilibrado de princípios universais, intemporais e evidentes por si mesmos.
    • Quando se é modelo o ensino cria “competência eficiente”.
    • O papel do educador é criar competência consciente em seus filhos.

QUATRO NECESSIDADES

MODELO (Deixar legado – espiritual)

MENTOR (Amar – social/Emocional)

ORGANIZADOR (Viver – física/mental)

EDUCADOR (Aprender – Mental)

(12)______PARA REFLETIR…______

 

Você sabia… 

  • Que no casamento, agimos de acordo com a maneira pela qual fomos educados?
  • Que o casamento pode ajudar a curar as feridas emocionais do passado?
  • Que no casamento, é necessário expor ao cônjuge as carências e não esperar que ele adinvinhe?
  • Que é necessário pensar antes de agir, e não agir depois para pensar?
  • Que o grande problema é que alguns não assumindo seu lado ruim, projetam no outro os seus defeitos?
  • Que todos nós temos necessidades de mamadeiras emocionais?
  • Que no amor as coisas mais simples são as mais importantes?
  • Que apenas 35% da comunicação entre as pessoas é verbal?
  • Que a tolerância é importante especialmente em épocas de crise? (Paciência… principalmente quando o nervo está a flor da pele.)
  • Que os segredos mais bem guardado de qualquer casamento é o que acontece na cama?
  • Que o desejo da mulher é muito mais contínuo e permanece após o orgasmo? Infelizmente muitos homens após o ato, viram para o lado dormem e deixam amulher falando sozinha.
  • Que a relação sexual é um espelho da relação a dois?
  • Que a crise é como cair no rio, ou nada ou morre?
  • Que algumas perdas na vida são necessárias, por mais que doam?
  • Que todo relacionamento interpessoal se ajusta na medida em que cada um procura atender a necessidade do outro.
  • Que não são os conflitos que são ruins, mas sim a maneira como lidamos com eles?
  • Que nós construímos e destruímos nossos relacionamentos? COMO O CASAL PODE DESTRUIR SEU CASAMENTO. (Segundo George Bach e Peter Wyden, autores do livro O inimigo intimo.)
  • Ficam juntando munição, fazem listas mentais de injustiças e um dia descarregam de uma só vez. Aí, então, ocorre uma explosão vulcânica(“você é isso, é isso, é isso…”).
  • Rotula o outro, deixa de percebe-lo como pessoa, e passa a vê-lo como um símbolo (“você é um covarde, você é uma criança…”)
  • Sistematicamente não corresponde às expectativa do outro (“eu já pedi 20 vezes para você não… mas não adianta”).
  • Provoca o outro só para ver sua reação (eu já estava adivinhando, só não falei para ver o que você ia dizer”).
  • Faz um aliança cm uma terceira pessoa contra o outro (“você é idêntico ao seu pai, bem que sua mãe me avisou”).
  • Ataca alguém que o outro gosta muito (“sua irmã nunca prestou”).
  • Nega que os motivos da briga sejam verdadeiros ou que algo esteja mesmo acontecendo (“você não disse isso, se você disse, eu não ouvi”).
  • Nunca dão o braço a torcer, recusam-se a mudar de opinião (“você tem que gostar de mim como eu sou”).
  • Fazem promessas e nunca cumprem (“no ano que vem nós vamos… eu prometo”).

VOCÊ SABIA…

  • Que uma das razões porque casais brigam é para saber quem ama mais e melhor? Funciona mais ou menos assim:  “Eu o amo, mas você nem sabe o que é amo. Você não ama ninguém a não ser você mesmo. Você só toma e nunca dá”.
  • Que a neorose é o comportamento repetitivo, é não conseguir fazer diferente? Por isso é preciso quebrar o circulo vicioso e criar comportamento alternativo.
  • Que há pessoas que não brigam, mas sentem uma espécie de prazer sádico em levar o outro a loucura, a explodir.
  • Que tem pessoas como a pomba, não brigam ou evitam as brigas no relacionamento.? Não atacam e não entram na rota de colisão com ninguém. Porque essas pessoas não brigam e preferem fingir que está tudo bem. Talves seja por causa da violencia que presenciaram no lar na infancia. Fugir, disfarçar, não condessar seus problemas pode a várias formas de agressão passiva, ou seja, hostilidade indireta, encoberta, disfarçda, que reduz a intimidade e aumenta a alienção.
  • Que existem táticas passiva de agressão? Isso acontece quando a pessoa fuge da briga; não reage; fica em silêncio ou concorda com tudo só para manter um clima de paz. As vezes pessoas assim vai acumulando queixas durante muito tempo. Uma hora esse depósito de sentimentos negativos explode e os prejuízos muitas vezes são irreparáveis.
  • Que quando uma briga é construtiva, não existe a intenção de matar o outro psicologicamente, emocionalmente, etc.
  • Que se você não gosta do que está colhendo precisa avaliar o que foi plantado?
  • Que é preciso tomar cuidado ao dar permissão para alguém fala a sua vida? Isso porque é perigoso receber conselhos das pessoas erradas?
  • Que amar o corpo não basta, a mente o espírito também precisam ser cuidado? Para a esposa: “Que importa se o seu marido tem um físico atlético, se não é capaz de te proteger na tempestade?”
  • Marido, você saia que não basta ser um amante da noite, é preciso ser um amante do dia.
  • Que um coração dolorido, grita mais alto do que os lombos dolorido.
  • Que o desprezo é a mais sofisticada de todas as manifestações de ódio.

 

____Ilustrações:_____

  1. Os ovos dentro da caixinha.
  2. Cada um da o que tem.
  3. Ensinando os filhos a se cobrirem com a palavra.
  4. Lar vem de lareira.
  5. O assassino amarrado ao morto. (Quando falta perdão.)
  6. O anel escondido na mão. (Eu em Cristo, Cristo em Deus.)

___A REVANCHE DAS MULHERES CONTRA OS HOMENS MAXISTAS__

VERDADE:
Depois de tantos e-mails machistas pela net, eis a revanche:

O QUE SE DEVE DAR A UM HOMEM QUE PENSA QUE TEM TUDO?
Uma mulher para ensiná-lo como funciona !

POR QUE AS ARANHAS VIÚVAS-NEGRAS MATAM O MACHO DEPOIS DA CÓPULA?
Para acabar com o ronco antes que ele comece .

COMO SE CHAMA UM HOMEM INTERESSANTE NO BRASIL?
Turista .

O QUE TÊM EM COMUM O CLITÓRIS, OS ANIVERSÁRIOS E O VASO
SANITÁRIO?
Os homens sempre erram !

POR QUE MUITAS MULHERES FINGEM O ORGASMO ?
Porque muitos homens fingem as preliminares .

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM HOMEM E UM PAPAGAIO?
Você pode ensinar o papagaio a falar cordialmente . (ótima)

O QUE AS MULHERES MAIS ODEIAM OUVIR QUANDO ESTÃO TENDO SEXO DE BOA QUALIDADE?
Querida, cheguei …rs

POR QUE OS HOMENS NA CAMA SÃO COMO COMIDA DE
MICROONDAS ?
30 segundos e já está pronto!

O QUE ACONTECEU À MULHER QUE CONSEGUIU ENTENDER OS HOMENS?
Ela morreu de tanto rir e não teve tempo de contar a ninguém. (ótima)

POR QUE É QUE OS HOMENS TÊM A CONSCIÊNCIA LIMPA ?
Porque nunca a usam…(perfeito)

O QUE ACONTECE COM UM HOMEM, QUANDO ENGOLE UMA MOSCA VIVA ?
Fica com mais neurônios ativos no estômago do que no cérebro!!! rs…

POR QUE OS HOMENS GOSTAM DE MULHERES INTELIGENTES?
Porque os opostos se atraem! (hahaha)

QUAL O LIVRO MAIS FINO DO MUNDO ? 
“Tudo o que os homens sabem sobre as mulheres”

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS HOMENS E AS FRUTAS?
Um dia, as frutas amadurecem…

POR QUE AS PILHAS SÃO MELHORES QUE OS HOMENS? 
Porque elas têm pelo menos um lado positivo..

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O HOMEM E O CARACOL? 
Ambos se arrastam, tem chifres, e acreditam que a “casa” é deles!!!
(hahaha)

POR QUE UM HOMEM NÃO PODE TER UM BOM CARÁTER E SER INTELIGENTE AO MESMO TEMPO?
Porque assim seria mulher !!!

O QUE DEUS DISSE DEPOIS DE CRIAR O HOMEM ?
Creio que posso aperfeiçoá-lo…(ótima)

POR QUE SÃO NECESSÁRIOS MILHÕES DE ESPERMATOZÓIDES PARA FERTILIZAR UM ÚNICO OVULO ?
Porque os espermatozóides são masculinos e se negam a perguntar o caminho !!! (hahaha)

QUANDO É QUE UM HOMEM PERDE 90% DE SUA INTELIGÊNCIA ?
Quando fica viúvo !

E QUANDO É QUE ELE PERDE OS 10% RESTANTES ? 
Quando morre o cachorro…

______COISAS QUE SÓ UMA MULHER CONSEGUE:_____

  • Fingir naturalidade durante um exame ginecológico.
  • Usar o poder de uma calça jeans para rediagramar a estrutura do corpo.
  • Ter crise conjugal, crise existencial, crise de identidade, crise de nervos!
  • Ser mãe solteira, mãe casada, mãe separada, mãe do marido.
  • Lavar a calcinha no chuveiro. E depois pendurá-la na torneira, para horror do sexo masculino.
  • Rasgar a meia na entrada da festa.
  • Sentir- se pronta para conquistar o mundo, quando está usando um batom novo!
  • Chorar no banheiro, e ficar se olhando no espelho para ver qual o melhor ângulo.
  • Achar que o seu relacionamento acabou, e depois descobrir que era tudo tensão pré-menstrual. (Esta é perfeita!!!!)
  • Nunca saber se é para dividir a conta, ou se é para ficar meiguinha.
  • Dizer não, para ele insistir bastante, e aí ter que dizer sim!
  • SÓ AS MULHERES ENTENDEM:
  • Por que é bom ter cinco pares de sapatos pretos.
  • A diferença entre creme, marfim, e bege claro.
  • Achar o homem ideal é difícil, mas achar um bom cabelereiro é praticamente impossível

E O TÓPICO NÚMERO UM QUE SÓ AS MULHERES ENTENDEM:

  1. As outras mulheres!

A ORAÇÃO DE UMA MULHER:

Querido Senhor, neste dia de hoje, até o momento, eu estou fazendo tudo certinho.

Eu não fofoquei, não perdi meu temperamento, não fui avarenta, nem mal humorada, sórdida, insolente ou egoísta.

Eu não lamentei, amaldiçoei ou comi qualquer chocolate.

Porém, eu vou me levantar da cama em alguns minutos e eu precisarei muito de sua ajuda depois disso.

Obrigada Senhor!

Amém!

PS: Envie esta mensagem para todas as mulheres, as quais você está  feliz em tê-las como amigas e aos homens para compreendê-las ainda mais!!!

Que mulher nunca comeu uma caixa de Bis por ansiedade, uma folha de alface por vaidade, um cafajeste por saudade?

Mulheres…

Como chegar ao coração de uma mulher…

Contam que no mais alto pico do Tibet vive o mais sábio homem do  mundo…

Certa vez um rapaz foi à sua procura para descobrir o caminho do  coração  de uma certa mulher.

Chegando ao topo da montanha, na beira de um grande penhasco, encontrou o sábio e perguntou-lhe:

- SÁBIO, qual o caminho mais curto e seguro para o coração de uma

mulher? O sábio respondeu-lhe:

- Não há caminho seguro para o coração de uma mulher, filho.

Só trilhas à beira de penhascos e caminhos sem mapas ou bússolas, cheio  de pedras e ladeado por serpentes venenosas…

-         Mas, então, Sábio… O que devo fazer para conquistar o coração da  minha amada?

Então disse-lhe, o grande guru:

-         Oh! Aplicado discípulo. Guarde bem os ensinamentos que agora  direi. Siga-os atentamente sem errar e você terá o que procura:

Não resolva tudo com ignorância; Não cuspa no chão; Escove os dentes; Não coce o saco na frente dela; Dê flores e muitos… muitos presentes.   Aliás, só dê presentes caros; Levante a tampa do vaso antes de usá-lo. E lembre-se de abaixá-la Depois; Lave as mãos quando sair do banheiro; Não mastigue de boca aberta; Não arrote alto. Aliás, não arrote; Não solte gases sob o cobertor. Aliás, não solte gases; Não palite os dentes em público; Dê descarga depois de sair da privada; Corte e limpe as unhas. Não coma as unhas; Não fale mal da mãe dela. Aliás, ame a mãe dela; Use desodorante (que preste); Não fale palavrão; Ria sempre das piadas dela; Não seja engraçadinho com os outros; Não tenha ciúme dela; Deixe ela ter ciúme de você o quanto ela quiser, ela pode; Não fique barrigudo. Aliás, não engorde; Não demore no banho; Não molhe o banheiro, nem a casa e nem deixe a toalha jogada; Não sente à mesa sem camisa: Não diga que mulher não sabe dirigir (guarde essa verdade para  você); Não tenha chulé; Não chegue tarde em casa. Aliás, só saia para trabalhar e volte correndo; Não fique até mais tarde com seus amigos. Aliás, não tenha amigos e nem pense em arrumar amigas; Não seja pão-duro, e use pelo menos dois cartões de crédito; Não olhe para outras mulheres. Aliás, não existem outras mulheres; Não fale de sua ex – namorada. Aliás, você nem teve uma antes dela;  Diga “Eu te amo” pelo menos 24 vezes por dia; Aprenda a cozinhar;  Lave a louça; Arrume a cama, sempre; Ligue para ela, de qualquer lugar; Deixe ela comprar roupas e sapatos sempre que ela quiser.  Aliás, ajude-a andar durante horas procurando uma roupa nova; Deixe ela conversar durante horas ao telefone; Nunca a convide para transar, só para fazer amor. E faça isso com moderação, cuidado redobrado; Discuta sempre o relacionamento, mesmo que não tenha o que discutir; Não ronque; Não goste de futebol; Faça a barba todos os dias para não arranhá-la; Apaixone-se pelos parentes dela, até os chatos; Passe os finais – de – semana em casa, com sua sogra e seu cunhado. E ria sempre das piadas dele; Nunca reclame de nada;                                       Trabalhe pouco e ganhe muito dinheiro, para poder dá-lo todo para  ela;     Diga a todo momento que ela é a mulher mais linda que você já viu; Elogie sempre quando ela colocar uma roupa, mesmo que seja de todo  dia; Repare quando ela cortar o cabelo, mesmo que seja apenas as pontinhas, e diga sempre que ficou lindo; E o mais importante, meu filho…

Filho… Espere… Volte aqui… NÃO PULE DO  PENHAAAAAAAASSSSSSCCCCCOOOOOOOO!!!!!! 

_____O PROBLEMA ERA A JANELA_____

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na
primeira
manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através
da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o
marido:
- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um
sabão novo! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a
ensine
a lavar as roupas!
O marido a tudo escutava, calado.
Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava
lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse
intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto
a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos
sendo estendidos e, toda empolgada, foi dizer ao marido:
- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha a ensinou?
Porque eu não fiz nada!
O marido calmamente respondeu:
- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!
- – - – - -
E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.
Antes de condenar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir;
depois, verifique seus próprios defeitos e limitações. E, se necessitar,
não se acanhe: lave sua vidraça. Você jamais será o único a ter de fazê-lo…

* * * * *
Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. (João 7:24)
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados;
perdoai e sereis perdoados. (Lucas 6:37)

Comments are closed.