O fiel escudeiro do líder

O fiel escudeiro do líder

Quando falamos a palavra escudeiro o que vem a nossa mente é a imagem de alguém fiel, confiável, que está sempre presente e a todo momento, disposto a qualquer missão proposta. Que líder não desejaria tantos atributos? O maior sonho de todo líder é ter escudeiros fiéis, que sempre estão dispostos a defender e protegê-los em qualquer circunstância.

Jônatas, filho de Saul, tinha um fiel escudeiro (I Samuel 14.1-14). No momento que Jônatas precisou dele para uma missão contra os filisteus, de imediato ele seguiu seu líder e foi fiel, mesmo sabendo dos riscos que enfrentavam.

1. O bom líder nunca deixará de ser um bom liderado. Se você deseja ter um escudeiro assim ao seu lado, primeiro você precisa ser um escudeiro fiel. Antes de tudo seja um bom liderado. Esta é uma forma de reconhecer a autoridade da sua liderança.

2. Verbalize para o seu líder. Não basta reconhecer a autoridade, é necessário que seu líder saiba o quanto você preza por ele. Palavras como “conta comigo”, “eu vou te seguir”, fazem toda diferença.

3. Ressalte as qualidades do seu líder. Jamais permita que teçam comentários maldosos a respeito dele. Proteja seu líder de críticas negativas.

4. Ensine seus filhos a falar bem da liderança. Os nossos filhos também precisam ser leais escudeiros e seguir na missão proposta aos pais.

5. Ore pela sua liderança. O alvo principal do inimigo é a liderança espiritual. Antes o lobo procura matar o pastor de ovelhas para então depois devorar as ovelhas.

6. Não deixe o orgulho te atrapalhar. Esteja em prontidão para pedir perdão em todos os momentos que você falhar com sua liderança. Para isso é preciso estar atento a voz do Espírito Santo, pois Ele o ajudará a agir com humildade.

7. Envolva-se na visão que Deus deu ao seu líder. Coloque-se sob a missão dele e aceite os desafios que ele te propõe.

8. Seja transparente com seu líder. Não permita que nenhum pecado venha ser encoberto. Antes permita que seu líder lave seus pés para retirar as sujeiras e o lamaçal do pecado. A confissão gera cura e transformação (Tiago 5.16).

9. Confie no seu líder. Comece sendo fiel no pouco. Nem sempre vamos entender as decisões da nossa liderança, mas é preciso agir em obediência, confiar e seguir com a missão dada pelo líder.

10. Seja grato. A gratidão anda de mãos dadas com a honra. Tenha como hábito cumprimentar seu líder e agradecer pelo investimento que ele depositou na sua vida.

Natasha Carvalho – com ideias do pastor Isaías Huber

Revista MDA

Comments are closed.