Você sabe quem são os amigos do seu filho?

Você sabe quem são os amigos do seu filho?

A vida é uma viagem, e as pessoas que os nossos filhos escolhem como companheiros podem influenciá-los tanto para o bem como para o mal. Saber quem são os amigos do nosso filho na escola, na vizinhança, na igreja e no trabalho é muito importante. Os pais que não têm essa preocupação correm o risco de ser surpreendidos a qualquer momento com uma trágica notícia.

Conversando um dia com um amigo que é pastor, ele compartilhou comigo como o seu filho se perdeu dentro da própria igreja. Ele é músico e tocava bateria no grupo de louvor. Todos na comunidade o achavam um jovem bom, muito simpático e de fácil convivência. Porém, um dia chegou à igreja um rapaz com aparência de gente boa, com jeito de crente e muito carismático. Como sempre acontecia, o filho do pastor logo procurou aproximar-se daquele jovem a fim de trazê-lo para mais perto e integrá-lo no grupo da juventude.

Com o passar do tempo, a amizade entre dois foi crescendo e eles se tornaram grandes amigos. O que os pais não sabiam é que o jovem, que parecia gente boa, era viciado em cocaína e sutilmente influenciou e induziu o seu filho (músico, baterista e crente) a envolver-se com drogas. Quando os pais compartilharam esse fato comigo, já há algum tempo eles estavam fazendo de tudo para ver se conseguiam salvar o seu filho do mundo das drogas. É por causa da sutileza como as coisas acontecem que os pais devem estar muito atentos, ligados e freqüentemente perguntando e supervisionando os filhos.

É importante que os pais permitam de vez em quando que os filhos tragam seus amigos em casa, porque assim é possível conhecê-los. Quando minha filha Letícia era adolescente, sua mãe e eu chegamos a aconselhá-la a não andar com determinadas garotas porque sabíamos quem eram. Pessoas que não agregam valor e podem influenciar os filhos para aquilo que é destrutivo, imoral e desonesto devem ser evitadas. A Bíblia diz: ”Não se enganem: As más companhias estragam os bons costumes” (I Coríntios 15.33). O seu filho traz os amigos em sua casa ou frequenta a casa deles?  Você conhece os amigos do seu filho?

Comments are closed.