Você precisa se livrar das tradições para receber o milagre

Você precisa se livrar das tradições para receber o milagre

Você lavou a mão hoje? Essa pergunta pode parecer estranha, mas, se a sua resposta é que ainda não, seria um grande problema para os religiosos na época de Jesus e seria o suficiente para causar a excomunhão dos cultos na sinagoga ou até mesmo a expulsão da cidade.

Ler: Mateus 15.1-20

Comer sem lavar as mãos poderia trazer contaminação para o corpo, mas não para o espírito, como diziam os especialistas da lei. Jesus faz aqui uma distinção do que é determinação dos antigos e o que é lei de Moisés.

Nós sabemos que os tempos mudaram, mas as tradições continuam presentes em todas as religiões. No Evangelho dinâmico de Jesus, ela só engessa o que Deus está querendo fazer. O texto mostra que uma comissão de fariseus se deslocou de Jerusalém, capital, para a região da Galileia, provavelmente Cafarnaum, para inquirirem Jesus sobre Suas práticas, pois se sentiam ameaçados pelo nível de influência dEle.

Jesus escolhe a região da Galileia, que era um lugar menos influenciado pelas tradições rabínicas, um povo mais aberto ao novo. Eram pescadores e profissionais do mar. O estilo de vida de Jesus era muito mais atraente e real para esses homens do que toda a tradição judaica. Mesmo assim, dentro de todos havia aquele medo por não cumprir os mandamentos, assim, os fariseus se aproveitavam desse medo religioso. Até hoje vemos pessoas que têm dificuldade de largar a religiosidade, porque foram talhados em seus corações conceitos difíceis de serem arrancados.

A tradição está muito ligada à religião e é mais uma arma que o diabo tem utilizado para nos roubar a semente do milagre. O passado serve como modelo para escrever o futuro, mas o futuro não é a repetição do passado. É claro que existem muitos elementos do passado que são determinantes para as suas conquistas futuras. Entretanto, a tradição nos faz transgredir os mandamentos de Deus.

O importante é que, seja você cristão há muito tempo e que mantém tradições de Evangelho ou cristão há pouco tempo e que mantém tradições de sua antiga religião, fique livre da tradição para receber o milagre. Essa obra de arar a terra para tirar toda planta que Deus não plantou é do Espírito. Permita que Ele retire essas plantas do jardim da sua vida.

“O importante é que, seja você cristão há muito tempo e que mantém tradições de Evangelho ou cristão há pouco tempo e que mantém tradições de sua antiga religião, fique livre da tradição para receber o milagre”.

:: Joel Pereira

Comments are closed.